14/11/2017 - Postado por:AssCom
Fiscais da Vigilância e equipe de Obras buscam por ligações clandestinas na rede de esgoto

Uma poça de água escura se formou no cruzamento entre a Rua Bahia e Avenida Prefeito Valdir Mazutti, moradores reclamaram de mau cheiro.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde/Departamento da Vigilância Saúde e Secretaria Municipal de Obras iniciou na última terça-feira (07.11) inspeções na rede de esgoto sanitário. O trabalho se iniciou na Rua Bahia, no Centro de Comodoro, e deve se estender a demais ruas e avenidas.

A ação visa identificar a possibilidade de ligações clandestinas na rede de esgoto sanitário, obra ainda não concluída.

O fiscal da Vigilância, Dejauro Soares, explicou que a fiscalização foi acionada após denúncia de moradores que reclamaram de mau cheiro vindo de uma poça, que se formou no cruzamento entre a Rua Bahia e Avenida Prefeito Valdir Mazutti. “A suspeita é que moradores e empresas estejam fazendo uso indevido da rede”, destacou.

O fiscal faz um alerta a população que estiverem fazendo uso da rede ilegalmente. “Quem for pego utilizando da rede sem ela estar ativa será penalizado conforme Código de Obras e Postura do Município e também sujeito a leis ambientais (notificação e multa). Pois, até que a obra esteja concluída e inaugura a população não esta autorizada a fazer uso da rede”, afirmou.

As buscas devem continuar nos próximos dias até que as irregularidades sejam detectadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento a conclusão da obra deverá ocorrer logo após a interligação das redes, para tanto é necessária a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realização da travessia subterrânea da tubulação sobre a BR 174.

A secretária de Planejamento, Ana Paula Perfeito, garantiu que o processo não foi esquecido, já que desde o mês de junho a documentação encontra-se protocolada junto ao DNIT. “Nas idas do prefeito a Cuiabá tem sido buscado junto ao órgão um posicionamento, porém, ainda não obtivemos respostas. A obra foi iniciada no ano de 2009 e encontrasse em execução”, afirmou. São mais de 27.317,32 metros de rede de esgoto que percorrem ruas e avenidas de Comodoro.