10/07/2018 - Postado por:AssCom
Prefeito assina Carta de Intenção a favor de uma Unidade Móvel para coletas externas de sangue

O Prefeito Jeferson Ferreira Gomes assinou na última semana uma Carta de Intenção a favor de uma Unidade Móvel de Coleta de Sangue para atender a região oeste e sudoeste de Mato Grosso.

A proposta foi apresentada durante reunião no Gabinete com o vereador de Cáceres Valter Zacarkim e o presidente da Câmara de Vereadores de Cômodoro Antonio Carmos Pinheiro de Oliveira.

O projeto visa equipar a Unidade de Coleta e Transfusão UCT/HRCAF em Cáceres com um ônibus, que atuaria em campanhas externas atendendo a aproximadamente 22 municípios.

Segundo Valter Zacarkim, outros municípios estão sendo visitados na busca de apoio para a iniciativa que visa a autossuficiência do banco de sangue na nossa região.

Para o Prefeito Jeferson Ferreira Gomes, a unidade possibilitaria o aumento no número de doadores, melhorando a captação de sangue em toda a região. "A iniciativa é necessária e de extrema importância quando se trabalha para salvar vidas", pontuou.

Doar Sangue

Ministério da Saúde - Atualmente, o Brasil possui 32 hemocentros coordenadores e 2.033 serviços de hemoterapia, incluindo hemocentros regionais, núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem laboratorial de doadores e agências transfusionais. A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.

Uma pessoa adulta tem em média 5 litros de sangue. Em cada doação o máximo de sangue retirado é de 450 ml. O homem pode doar de 2 em 2 meses, no máximo 4 vezes ao ano. Já a mulher somente de 3 em 3 meses, com no máximo 3 doações anuais.

É importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.