10/11/2017 - Postado por:AssCom
SUS: Unidades de saúde oferecem tratamento contra o tabagismo em Comodoro

Os interessados contam com grupo de apoio, acompanhamento especializado e medicação.

A Prefeitura de Comodoro, através da Secretaria Municipal de Saúde deu início ao Programa de Controle do Tabagismo previsto no Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde do município.

A iniciativa visa atender gratuitamente pessoas que desejam parar de fumar oferecendo a elas: grupo de apoio, acompanhamento especializado e terapia com medicamentos.

A primeira reunião ocorreu quarta-feira (08.11) com um grupo de 14 pessoas no ESF Nova Vacaria. Já na sexta-feira (10.11) o atendimento aconteceu com 8 interessados dos Bairros Cristo Rei e São Francisco, no ESF São Francisco.

O programa é coordenado pela psicóloga Chris Laine Malvezzi Dias em conjunto com as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs): Centro, São Francisco, Cristo Rei, Nova Vacaria e Área Verde.

Segundo psicóloga, muitos dos que iniciaram nos grupos de apoio já tentaram largar o cigarro fazendo uso de métodos variados, mas ela esclarece que o processo de abandonar o fumo é diferente para cada pessoa.

“O suporte a essas pessoas receberão será feito por uma equipe nos ESFs acompanhados por um médico e um psicólogo, que somados a terapia com a medicação, chicletes e adesivos de nicotina dará condições para o abandono do vício”, pontuou.

Aos que desejarem mais informações, a profissional orienta que procurar o ESF mais próximo de sua casa, e faz um alerta. “O primeiro passo para abandonar o tabagismo é decidir quer parar. A determinação é o principal, então seja focado, pois, parar de fumar não será tão perigoso como continuar fumando", concluiu.