Seção de atalhos e links de acessibilidade

18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

  • Publicado em 04/05/2021

Fonte: https://institutolegado.org/blog/dia-nacional-de-enfrentamento-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes/?gclid=EAIaIQobChMI3IzZkJiw8AIVmcDICh3BrgUEEAAYASAAEgKjK_D_BwE

Autor: https://institutolegado.org/blog/dia-nacional-de-enfrentamento-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes/?gclid=EAIaIQobChMI3IzZkJiw8AIVmcDICh3BrgUEEAAYASAAEgKjK_D_BwE

Um importante e delicado tema ganha destaque na próxima sexta-feira, 18 de maio. Trata-se do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

 

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

 

Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. Dados da SDH, mostram que em 2017 foram recebidas 22.324 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. A maior parte delas – 14,93% – foram feitas do Estado de São Paulo. 

 

As denúncias podem ser feitas nas seguintes entidades:

  • Conselho Tutelar do Município (65) 99969-5876 ou (65) 3283-1488
  • CREAS (65) 99221-1472
  • Delegacias Especializadas ou Comuns
  • Disque Direitos Humanos (disque 100)
  • Polícia Militar
  • Polícia Federal
  • Polícia rodoviária Federal

 

Para mais informações, procure a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania do nosso município.

Active

plugin