Cultura faz balanços das atividades de 2018.

05 de Dezembro, 2018

O Diretor de Cultura do Município de Comodoro,  Alexandre Brugnera faz um balanço das ações da  pasta da Cultura do ano de 2018. Foram realizados 37 eventos desde o dia 1º de março, dentre eles destacamos a   comemoração do Dia do Índio, o resgate do Baile da Miss e Mister Comodoro, a comemoração do 32º aniversário do municipio, shows Evangélicos, Regionais e Nacional em Praça Pública para as famílias Comodorenses, o Arraial da Alegria, Pastel e Cultura, Campeonato de Som Automotivo em que participaram aproximadamente 3000 pessoas no parque de exposições, o Resgate do Festival da Canção, e várias apresentações do projeto Roda de viola, Festival de Dança, Encontro de DJs.

            O projeto extraordinário foi Cultura Itinerante, com a Tenda da Biblioteca, Contação de Histórias e Cinema, e foi realizada nas praças Leandro Rossi, Bairro São Francisco, Praça Valdir Mazutti, Bairro Cidade Verde, Praça dos Pioneiros, as Aldeias Wenenawe-ne, Alantesu, Manairisu, Negarote.

            Outro projeto  de destaque e histórico foi a gravação do Documentário do Ritual da Festa da Menina Moça, valorizando a cultura, costumes e tradição dos Povos Indígenas.

O Centro de Eventos Lourenço Nambikwara,  foi palco de muitas ações; a semana da criança com Contação de História e Cinema atendeu mais de 1.600 crianças, o Projeto gincana Literária que arrecadou 1.262 Livros e Premiou aluno e Escola, a Arvoreteca com Livros foi um sucesso em frente o Centro de Eventos,  com muitos Leitores.

            Foi realizado em 2018 a 1ª Conferência da Cultura e teve como destaque a regularização da cultura que é o CPF ( Conselho, Plano Municipal e Fundo da Cultura), e  está em fase de finalização, e o próximo passo importante é a revitalização da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que se encontra no Prédio da Unemat e  será transferida para o Centro de Eventos, após a reforma para termos um ambiente chamativo para cativarmos e incentivar as pessoas a ler mais.

A cultura hoje possui uma tenda da Biblioteca Itinerante, 02 telões para os Cinemas e em caixa R$ 5.332,00 reais, para aquisição do ônibus do Projeto Cultura Itinerante.

O Diretor da Cultura agradeceu o Prefeito Jeferson Gomes pela oportunidade de estar a frente da cultura, por dar condições de trabalho e desenvolver as atividades, e também aos parceiros como a  Secretaria Cleide Ávila e a equipe da Semec, a  professora Regina Catelani, Rosely Paulino e Lourdes Guimarães, como também Professores, Diretores, Alunos, Grupos Culturais, Secretários, Câmara de Vereadores, Empresários e as famílias Comodorenses, pois sem eles nãos seria possível. que as ações da cultura só foi possível com as parcerias e participação da sociedade, e que as  atividades da Cultura são pautadas na Coletividade e participação Social, por que assim teremos uma gestão eficiente, e eficaz.

            Finalizou com o convite do show da virada que será nos dias, 29, 30 e 31 na Praça dos Pioneiros, e agradecendo as participações das Entidades, do Poder Público e sociedade no geral.

 


Fonte
Texto: AssCom
Foto: AssCom

Leia Mais: