ENCONTRO FORMATIVO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA SEMANA PEDAGÓGICA 2023

Na sexta-feira (27) de janeiro de 2023, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores do Comodoro/MT, o Encontro de Formação e Orientações Metodológicas para professores sobre Educação para o Trânsito alinhada à Base Nacional Comum Curricular, com a participação de educadores da rede municipal de ensino e escola particular.
O Encontro fez parte da formação continuada dos professores na Semana Pedagógica da SEMEC, que marca o início do ano letivo de 2023, e contou com a parceria do DETRAN/42ª Ciretran, Prefeitura Municipal/SEMEC/CMTTU, Câmara Municipal de Vereadores, Policia Militar e contou com a apresentação cultural do Palhaço Ripilico do Trânsito (prof Elieze).
A palestra foi ministrada pela pedagoga Analista de Serviço de Trânsito do Detran-MT, Zoraide Urcino com o apoio pedagógico do servidor/motorista Thales. O objetivo da palestra foi apresentar o que é Educação para o trânsito, como o tema aparece de forma transversal na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sugerir formas para trabalhá-lo na escola.
Durante a ação, foi dialogado acerca de como trabalhar o tema voltado para o perfil pedestre, ciclista e passageiro, na etapa da Educação Infantil, alinhada ao documento do MEC, BNCC, esclarecendo, aos docentes, que, nessa faixa etária, as crianças exercem apenas esses perfis no trânsito.
Todas essas orientações estavam referendadas nas regras de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro, alinhando o ensino das normas do CTB ao arranjo curricular da BNCC, com exemplificações práticas de algumas atividades que fazem parte da rotina da Educação Infantil.
A metodologia utilizada foi apresentação de slides projetados em recurso multimídia, com vídeos e imagens, com mostra de atividades para promover a integração dos conteúdos da temática Educação para o Trânsito nos objetivos da BNCC Educação Infantil, como também a interação das crianças com a temática e a aprendizagem de forma lúdica.
Durante a realização da palestra, houve a apresentação de sugestões práticas, vivências e percepções de riscos, de forma lúdica, com orientações através de músicas gesticuladas, contação de histórias, relatos de experiências.
Ao final da palestra, os professores receberam materiais didáticos educativo-pedagógico do Detran, sendo eles: cartilhas didáticas educativas contendo atividades lúdicas com as principais orientações abordadas durante a ação; um estojo DETRAN-MT com lápis, borracha e apontador e, também, um nécessaire colorido do PAET.