Governo do Estado Homologa a situação de Emergência de Comodoro
Fonte: AssCom
Autor: AssCom
Divulgado no ultimo dia 11 de abril, no Diário Oficial do estado de Mato Grosso edição nº 26270 na pagina 03, a prefeitura de Comodoro tem a situação de emergência homologada pelogoverno do estado de Mato Grosso referente ao decreto nº 010 de 28 de fevereiro de 2014, onde a prefeita Marlise Moraes, decreta situação de Emergência, na área afetada por erosão continental do tipo – Boçoroca, área que está localizada no Setor industrial I.
Na tarde desta segunda-feira (14/04) a Prefeita Marlise Moraes convocou a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil para uma reunião, onde também estiveram presentes a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Obras. Esta reunião teve como objetivo avaliar os trabalhos e ações já executados desde o dia 27/02/2014 quando a prefeita decretou situação de Emergência. Inicialmente o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil – Emílio Santos destacou o empenho e agilidade no preenchimento dos relatórios e emissão de pareceres necessários para a inclusão no sistema informatizado da secretaria nacional de defesa civil, também descreveu a assistência prestada as pessoas que residiam em área de risco e que pela precaução foram realojados no parque de exposições do município.
O Secretário Municipal de Obras - Tarcísio destacou o empenho de toda a equipe que trabalha sem interrupção, inclusive aos finais de semanas e feriados para cumprir a determinação da prefeita Marlise Moraes em reestabelecer as condições necessárias para que as 32 pessoas desalojadas tenham condições de retornar as suas casas o mais rápido possível. Tarcísio Destacou que a grande quantidade de populares que assistem aos trabalhos no local impõe dificuldades adicionais e também enfatizou que os trabalhos ora executados são de caráter emergencial, neste contexto esclareceu que tem usado o material de preenchimento que se apresenta o mais próximo possível, pois transportar material a longas distâncias aumenta muito os custos e retardará o retorno das famílias a suas residências. Neste ensejo, destacou também os trabalhos de contenção realizados a fim de combater paliativamente as causas do evento.
A prefeita Marlise Moraes destacou a demora do Estado em fazer a homologação da situação de emergência em Comodoro, sendo necessário uma forte intervenção dela como agente política, uma vez que o Estado está com uma forte demando dos municípios que sofreram com chuvas intensas. A Prefeita não só pediu que o Estado homologasse a situação de emergência, mas que preste apoio técnico ao município de Comodoro para o enfrentamento desta situação, enfatizou ao governo estadual que erosão é um processo evolutivo e exige muita perícia técnica na execução dos trabalhos.
Embora tenha ocorrido a homologação da situação de emergência no município, o desafio de reestabelecer a normalidade ainda é suportado quase que integralmente pelos cofres municipais. Entretanto, com esta homologação da situação de emergência viabiliza no médio prazo a obtenção de recursos financeiros e técnicos suficientes para resolver de forma definitiva o processo erosivo localizado no bairro setor industrial I, mas será necessário muito empenho de toda equipe, conclui a prefeita Marlise Moraes.