Seção de atalhos e links de acessibilidade

Governo Federal Reconhece Situação de Emergência em Comodoro

  • Publicado em 20/06/2014

Fonte: AssCom

Autor: AssCom

A secretaria nacional de proteção e defesa civil (SEDEC) publicou no diário oficial da união a portaria nº 160/2014 de 12 / 06 / 2014, no dia 17/06/2014, que reconhece a situação de emergência no município de Comodoro em função da Erosão Continental tipo boçoroca. Com o reconhecimento federal da situação de emergência tornou-se possívela transferência de recursos financeiros em favor do município, uma vez que sua capacidade de solucionar o problema está esgotada conforme parecer técnico nº 388/2014/CENAD/SEDEC-MI.

A prefeita Marlise Moraes decretou situação de emergência no município dia 28/02/2014 por meio do decreto 10/2014, e desde então tem se empenhado em busca de uma solução definitiva para este problema. Por determinação da prefeita, toda equipe de trabalho da prefeitura foi mobilizada a fim de cumprir as formalidades necessárias ao reconhecimento federal deste desastre.

Entretanto a defesa civil nacional teve dificuldades em analisar o pedido de ajuda do município, em função das graves cheias que assolaram boa parte do País de forma atípica e também em virtude da natureza do evento (erosão), pois mais de 90% dos decretos de situação de emergência é em função de chuvas intensas ou secas na região nordeste.

Erosão Continental tipo boçoroca, foi a motivação neste ano de 2014 em Mato Grosso que somente o município de Comodoro alegou para pedir o reconhecimento de situação de emergência, assim a equipe da secretaria nacional de proteção e defesa civil solicitou documentos e relatórios técnicos adicionais, e como muitos municípios decretaram situação de emergência, ocorreu uma certa demora nas análises dos pedidos.

A persistência da prefeita Marlise Moraes e da defesa civil municipal foi fundamental para obtenção deste reconhecimento federal, uma vez que a prefeita quebrou o protocolo do 31° encontro de prefeitos do Estado de Mato Grosso que reunia-se com a bancada federal do Estado e conseguiu incluir no evento a apresentação de um vídeo e fez uso da fala a fim de relatar o sofrimento dos comodorenses com as erosões, em especial das pessoas que ficaram desabrigadas, o clamor da prefeita provocou espanto nos presentes e sensibilizou o deputado federal Wellington Fagundes que colocou sua assessoria em Brasília ao dispor de Comodoro. Resultando desta parceria a publicação da portaria de reconhecimento federal da situação de emergência e no agendamento de uma reunião em Brasília com o secretário nacional de   proteção e defesa civil Adriano Pereira Junior para discutir o plano de trabalho a ser executado na reconstrução das áreas do desastre. A prefeita tem como objetivo maior desta reunião com secretário Adriano Pereira Junior a inclusão de obras de drenagem, afim de prevenir a recorrência destes problemas.

Active

plugin