I Encontro da Educação do Campo-Polo CEFAPRO de Pontes e Lacerda/MT
Fonte: AssCom/SEMEC
Autor: AssCom/SEMEC
Nos dias 02, 03 e 04 de junho aconteceu o I ENCONTRO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO – POLO CEFAPRO PONTES E LACERDA. Composto, por 11 municípios, o CEFAPRO PLA organizou o evento em um espaço muito agradável, retirado do perímetro urbano, o evento ocorreu no CTA (Centro de Tecnologia Alternativa) – um espaço administrado por um grupo de trabalhadores locais que realizam um sistema agroecológico de condução e manutenção do sítio com uso de sistemas consorciados de plantas como cupuaçu, araçá-boi, acerola, entre outros.
O município de Comodoro se fez representado pelos coordenadores da Educação do Campo (Ataíde e Rosivam) e outros dez professores da Escola Estadual Djalma C. da Rocha (sede Nova Alvorada e representantes das extensões), abrindo o evento com uma bela mística de fortalecimento da Educação do Campo.
Nos dias 02 e 03 foram proferidas palestras e oficinas como: CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO (Leonir Boff- UNEMAT); CURRÍCULO: TERRITÓRIO E IDENTIDADE (Eliete Borges-SEDUC); AGROECOLOGIA NO CURRICULO DA ESCOLA DO CAMPO (Frank Eduardo-SEDUC) e OFICINAS: ECONOMIA SOLIDÁRIA (Rosangela Góes-SEDUC). No período noturno do dia 03/06, o grupo “animação”, liderados pela professora Maria José Fernandes e Bráz (ambos de Comodoro) lideraram um momento cultural muito prestigiado por todos ali presentes.
Já no dia 04, a professora Euzemar Lopes (SEDUC) fez a mediação de um importante passo para a Educação do Campo nesta região, com a criação do Comitê Regional Interinstitucional Permanente da Educação do Campo – pólo CEFAPRO Pontes e Lacerda. Entre os pares eleitos, o professor Marcos Polli (Escola Djalma) foi escolhido como coordenador regional do referido comitê e participa ainda este mês da renovação do Comitê Estadual da Educação do Campo que ocorrerá em Cuiabá.