Iniciou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso
Fonte: Sema/MT e AssCom
Autor: AssCom
Legenda: O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou nesta quarta-feira (15) e segue até o dia 15 de setembro
O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou nesta quarta-feira (15) e segue até o dia 15 de setembro. A medida tem o objetivo de evitar a destruição de grandes áreas de matas, cerrados e mortes de animais silvestres, além de reduzir a quantidade de poluentes como fumaças na atmosfera que prejudica a saúde humana. De acordo com a Secretária do Meio Ambiente (Sema), o descumprimento pode acatar em multas e até prisões.
Queimada urbana: ato que prejudica meio ambiente
Queimar qualquer coisa, gerando poluição que cause danos à saúde, é crime, previsto no artigo 54 da Lei Federal 9605/1998, conhecida como Lei do Meio Ambiente. A pena varia de seis meses a quatro anos de reclusão, além de multa.
Nem em quintal deve-se fazer queimadas, ainda que de galhos secos e folhas, pois, apesar de ser propriedade particular, prejudica a atmosfera, que é um bem da comunidade. Mesmo sendo rejeitos naturais, a fumaça é antinatural, danosa e, às vezes, até fatal, pois contém partículas, gases e substâncias que provocam irritação dos olhos, da pele, das vias aéreas e até câncer. Crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias são os mais prejudicados.
Sabendo disto, é hora de, então, cada um fazer a sua parte. A começar por três simples ações:
‣ Não queimar lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papeis no quintal de casa,
‣ Não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas e
‣ Não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas. Deste ato negligente e descuidado pode resultar um incêndio de dimensões incalculáveis!