Polícia Militar e Secretaria de Educação realizam formatura do Proerd para 240 alunos da rede municipal

01 de Dezembro, 2021

A solenidade de formatura dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que concluíram o curso para Educação Infantil do Proerd, aconteceu na tarde de terça-feira, dia 30/11.  

O Programa Educacional de Resistência às Drogas foi aplicado em parceria pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Comodoro e ministrado nas escolas municipais, atendendo 240 alunos.

O evento contou com a presença de várias autoridades do município, entre elas o prefeito Rogério Vilela, representando a Policia Militar capitão Samuel, secretário de administração Dyego, secretaria de educação Daiane, presidente da Câmara de vereadores Gleyscler Belussi e os vereadores Eliano Bridi, Paulo Bezerra.

O Policial Militar instrutor do D.A.R.E./Proerd é selecionado pelas corporações militares, por uma equipe de Pedagogia e Psicologia, e exige do policial alguns pré-requisitos para a inscrição. Sendo apto nesta seleção, o Policial participa de um curso integral, com intenso treinamento e avaliação com profissionais de diferentes áreas como psicologia, toxicologia, pedagogia, assistência social, entre outros. Sendo aprovado, o Policial recebe o certificado de instrutor do D.A.R.E./Proerd.

O D.A.R.E./Proerd na escola, tem como objetivo desenvolver habilidades para a saúde e segurança pessoal das crianças desde cedo, através das atividades que promovem a participação e a interação social nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a soluções dos problemas e dificuldades.  Nas aulas têm apoio, colaboração e acompanhamento dos professores. Esse currículo atende aos alunos do 5º ano, pré-adolescentes e adolescentes.  Abordam fatos sobre algumas drogas, técnica para se resistir às pressões dos colegas, técnicas de autocontrole, riscos e consequências, tomadas de decisão segura e responsável, comunicarem-se de maneira eficiente, resistência ao bullying e valorização à vida.

O conteúdo curricular do Proerd para pais e responsáveis consiste de lições que se concentram em fornecer informações relevantes sobre drogas, violência e aptidões de como orientar, técnicas de resistência, dramatização da resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e de risco, habilidades de supervisão adulta sobre os filhos, comunicação eficiente. Durante o curso aprenderão maneiras através das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos.

Encerrado o trabalho na última lição, que é a formatura que deixa inegavelmente uma marca indelével nos corações dos alunos.

A colaboração dos pais também é muito importante para o sucesso do Programa e consequentemente o sucesso do formando D.A.R.E./Proerd “seu filho”.

O Art. 22 do E.C.A. diz: “Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”.

https://www.comodoro.mt.gov.br/Imprensa/Galeria-De-Fotos/Policia-militar-e-secretaria-de-educacao-realizam-formatura-do-proerd-para-240-alunos-da-rede-municipal-152/

 


Leia Mais: