Prefeito e Vice participam do lançamento da construção da Base Operacional da PRF

14 de Julho, 2021

A solenidade aconteceu na manhã de terça-feira, dia 13/07, e contou com a presença do Prefeito Rogério e o Vice-Prefeito Josemar.

Esta será a primeira base no Brasil com todas as instituições trabalhando em um mesmo local, e terá como objetivo melhorar a efetividade e a efeciência na prestação dos serviços de segurança pública na região. O custo total da execução da obra gira em torno de um milhão e meio de reais, contando 968 metros quadrados de área construída.

Um grande avanço dessa base é a tecnologia que será utilizada, como a fibra ótica, as câmeras OCR, que serão capazes de identificar os caracteres das placas veiculares, além das parcerias com empresas da região. Esse banco de dados também estará acessível às prefeituras e outras entidades, para a elaboração de projetos em outras áreas, como o agronegócio, escolas, aldeias, movimentação de ambulâncias e muito mais.

Sobre o compartilhamento de fibra ótica, atualmente, a cada 50 km existe uma torre de transmissão, mas muitas empresas têm interesse por causa da tecnologia 5G. O objetivo é chegar até Cuiabá com sinal na rodovia e com a duplicação da BR, até Porto Velho, que já está prevista e será um grande avanço. 

O prefeito Rogério afirmou que a conectividade é um ponto fundamental para todas as áreas de atuação atualmente e que Comodoro em breve deverá ser o centro de um grande desenvolvimento nesse  sentido, tornando-se um  pólo regional. Disse também que viveu os dois momentos, quando chegou a Comodoro, como cartorário, estava sendo desativado o posto da PRF ( na BR 174, em frente à Brazauto Auto Peças)  e agora, na função de prefeito, vê  se concretizar uma união de todas as forças de segurança no mesmo local e com esse avanço na área tecnológica.  

A instalação, nas proximidades da Empresa Maggi, deverá estar concluída no prazo de aproximadamente 05 meses e a obra será gerida pelo Conselho Comunitário de  Segurança - CONSEG. Funcionará também, por meio desta base, um Laboratório de Capacitação de agentes envolvidos em segurança pública, que poderá receber pessoas de todo o país.


Leia Mais: