PREFEITOS EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA ATERRO SANITÁRIO
Fonte: AssCom
Autor: AssCom
PREFEITOS DA REGIÃO VALE DO GUAPORÉ UNEM FORÇAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO VIÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO QUE ATENDA TODA A REGIÃO.
Na tarde da ultima terça-feira, a Prefeita Marlise Moraes, recebeu em Comodoro os prefeitos de Sapezal, Campos de Julio, Nova Lacerda, Conquista do Oeste e Pontes e Lacerda que correspondem ao polo do Consórcio Vale do Guaporé (exceto Sapezal), bem como os Vereadores Bernardo Antonio Benites, Nalberto Julio da Silva e José Humberto de Camargos, Gustavo Lucas e também o empresário Fausto Moura de Vilhena –Ro, representante da empresa MVM Construções Ambiental e Saneamento Ambiental CDR 2 irmãos, no qual trataram a respeito do aterro sanitário que deve ser construído urgentemente, pois no ano passado foi regulamentada Lei que prevê entre outras obrigações a extinção de todos os lixões que trabalham com depósito de resíduos a céu aberto até 2014.
Olhando para a realidade de cada município, percebemos que fica difícil essa meta ser cumprida e diante disso, houve a necessidade da união dos prefeitos da região para buscarem juntos uma solução viável para o problema. A primeira alternativa foi fortalecer-se através do CIDESA - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Vale do Guaporé, sendo que a Prefeita de sapezal Senhora Ilma Grisoste, que não pertence ao polo do Consórcio também peretende aderir esse grupo mediante a localização do seu município.
A princípio foi cogitado a possibilidade de contrução de apenas um aterro sanitário para atender todos os municípios, mas precisa ser construído em uma localização que facilite o acesso de todos os municípios. Neste contexto, Comodoro apresentou uma proposta de localização na qual atende todas a exgências da SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, localizando-se sentido Campos de Julio, BR 364 nas proximidades do “copo Sujo”.
Depois de muitas discussões e apresentações de sugestões, entendeu-se que os municipios deverão se reguralizarem junto ao consórcio, ou seja, cada município deverá criar uma lei repassando a responsabilidade de tratamento do lixo para o consórcio, para então posteriormente haver novas reuniões para tratar do assunto.
A prefeita Marlise enfatizou a importancia da união dos prefeitos do consórcio para tratar desse assunto que é de preocupação de todos (- Precisamos estar avaliando, fazendo as contas, nos unirmos para encontrarmos a melhor solução que fique menos oneroso para todos os municípios) - disse a prefeita.
O Prefeito de Nova Lacerda e Presidente do CIDESA, Valmir Moretto, afirmou estar tratando desse assunto há um bom tempo ( -É necessário muitas reuniões, sugestões, trocas de informações para que se chegue a uma solução que agrade toda da região, outras reuniões ainda serão necessárias, passando por todos os municípios do consórcio, uma forma de prestígio para os prefeitos que a todo momento mostram-se preocupados com o problema) Disse o presidente do CIDESA.