Prefeitura implementa programa de regularização ambiental
Fonte: AssCom
Autor: AssCom
O município de Comodoro, através de Secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou na tarde de quarta-feira (05/02) no centro de eventos Lourenço Nambiwara, uma reunião com representantes de oficinas mecânicas e lava jatos, visando à adequação destas atividades a normativas ambientais conforme explanação do engenheiro Florestal Valdiney de Araujo Campos, o licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras atende a lei 6938/1981, resolução do (Conselho Nacional do Meio Ambiente) CONAMA 237/1997.
A prefeitura municipal de Comodoro firmou o termo de cooperação técnica nº 06/2013 com a SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) onde o município tem condições de emitir licenças ambientais para empreendimento de baixo e médio impacto, assim estas empresas pagarão menos taxas e o processo é mais ágil.
A grande preocupação da secretaria Municipal Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é com a poluição ocasionada pelos resíduos destas oficinas e lava jatos, uma vez que estes resíduos sólidos são considerados perigosos (Óleo, graxa, entre outros produtos). No contexto o licenciamento ambiental é mais que uma formalidade é uma mudança de mentalidade, onde os empresários irão readequar sua produção na direção a sustentabilidade. Na reunião ficou acertado que a Secretaria Municipal Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente notificara todas empresas do seguimento oficinas mecânicas e lava jatos, para no prazo de 60 dias apresentarem pedido de licenciamento ambiental.
A reunião transcorreu em clima muito positivo onde empresário e poder publico vão se ajudar, assim ficou Pré agendado uma reunião dia 12/02 (quarta-feira) com a empresa Paz Soluções Ambiental, com empresário e a prefeitura de Comodoro, cuja finalidade é destinar os resíduos para incineração nesta empresa a custo que todos possam pagar.