Prefeitura Municipal realiza apresentação do sistema SIAFIC
A Prefeitura Municipal de Comodoro, por meio da Secretaria de Finanças, realizou na noite do dia 28 de março de 2022 um encontro com servidores municipais do Executivo e Legislativo para apresentar um novo formato de transparência que será adotado nas contas públicas a partir do dia 1 de janeiro de 2023: o SIAFIC. O evento aconteceu no Centro de Eventos Lourenço Nambikwara e teve como facilitadores a Procuradora Jurídica da Câmara Municipal, Ariane Steica e o Contador do Município, Gustavo André Rocha.
O Governo Federal através do Decreto Nº 10.540, de 5 de novembro de 2020, instituiu o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – Siafic com a proposta de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos. Na prática, é uma solução de tecnologia da informação mantida e gerenciada pelo Poder Executivo, ou seja, no caso dos municípios por exemplo, a manutenção do Siafic deve ser realizada pela Prefeitura Municipal, embora o mesmo também deva obrigatoriamente ser utilizado pela Câmara Municipal.
O evento contou com participação de servidores de diversos setores da Prefeitura e Câmara Municipal que terão impacto direto com o processo. Segundo o Contador Municipal, "é absolutamente necessário que todas as secretarias estejam alinhadas em relação a utilização desse sistema para que possamos planejar com mais solidez, transparência e realizar o trabalho com mais eficiência, entendemos que a participação de todos é fundamental para que possamos alcançar os resultados almejados”, pontuou.