SAÚDE: Ações se intensificam no combate ao Aedes aegypti em Comodoro
Fonte: AssCom
Autor: AssCom
Legenda: Até início de dezembro 31 casos de dengue foram registrados
Autor da Foto: AssCom
A atenção deve ser redobrada para evitar a proliferação e aumento de casos de zika, dengue e chikungunya.
Com o começo da estação chuvosa os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde/Endemias, segundo o supervisor de Endemias Lindomar dos Anjos, a atenção deve ser redobrada, pois os criadores do mosquito tendem a aumentar.
“Tampinha de refrigerante, ralo do banheiro, água que se acumula em reservatórios atrás da geladeira, plantas, o próprio lixo doméstico são alguns dos locais propícios para o mosquito por seus ovos”, explicou.
O ano de 2017 tem sido marcado por ações inéditas, afirmou o supervisor, que inclui notificação e multa para proprietários de terrenos e quintais sujos. Ele explica que o trabalho tem sido feito com base nas Leis 1.516/2014 e 1504/2014 e no Decreto 021/2017, que regulamentou a ação.
Dados da secretaria apontam que no ano de 2016 foram registrados no município 118 casos da dengue, caindo drasticamente para 31 em 2017. Mesmo com a baixa significativa, o supervisor faz um alerta. “Ao contrario do que pensam alguns, os cuidados devem ser tomados durante todo o ano. No período chuvoso devemos intensificar as ações de combate para que não se acumule água parada”, pontuou.