SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL DE COMODORO REALIZA 2° EDIÇÃO DO CONCURSO CULTURAL “EU FAÇO BONITO”

06 de Abril, 2022

A 2º Edição do Concurso Cultural “EU FAÇO BONITO” promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), se insere no âmbito das atividades de mobilização referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 18 de maio.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que foi criado pela Lei nº 9.970, de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em1973.

Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Os culpados pelo crime não foram punidos. 

A criação desta data teve como intuito mobilizar os diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para a formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. A intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

DO OBJETIVO
Incentivar o maior número possível de crianças e adolescentes, a envolverem-se na Campanha de 18 de maio, através de desenhos e frases, com a finalidade de alertar e de prevenir ameaças e violências principalmente neste momento de pandemia.

Mobilizar e sensibilizar a sociedade com a criatividade dos desenhos, que serão desenvolvidos pelos participantes deste concurso, sobre o combate a violência sexual contra crianças e adolescentes, incentivando a denúncia de quem pratica ou sofre este tipo de violência. 

Reconhecer e divulgar os melhores trabalhos artísticos culturais produzidos pelas crianças e adolescentes do município de Comodoro –MT.

Leia Mais: