Secretaria de Saúde divulga informações
Entre os dias 01/01/2022 e 13/01/2022, 474 pessoas procuraram atendimento médico nas unidades de saúde do município por apresentarem sintomas gripais. Desse total, 74 testaram positivo para Covid 19.
Nesse mesmo período, na unidade de Urgência e Emergência do Município foram atendidas mais 416 pessoas com os mesmos sintomas de Síndrome Gripal.
A Rede de Saúde Municipal está trabalhando de forma intensiva para ofertar à população o melhor atendimento, porém, com o aumento expressivo dos casos, serão necessárias algumas medidas para priorizar o atendimento aos pacientes com síndromes respiratórias e COVID 19.
A partir do dia 17/01/2022, as consultas médicas de rotina foram sendo direcionadas para o período da tarde, dando exclusividade a pacientes com sinais gripais no período da manhã.
Todos os atendimentos de consulta médica de rotina, solicitação de exames do tipo check-up, encaminhamentos de rotina para especialidades, dentre outras situações que não são urgência e emergência, ficarão restritas ao período da tarde, durante 15 dias.
Os demais atendimentos de enfermagem e vacinação dentro das unidades permanecerão sem alteração nesse período.
Como medida estratégica, nesse período será ampliado o horário para realização de antígenos e RT-PCR , das 07h30min às 10h e das 13h30 às 15h, no Centro de Eventos.
Deverão ir até as Unidades de Saúde somente em casos de real necessidade, para diminuir a possibilidade de infecção por exposição dentro do ambiente.
Está sendo pedido que a população entenda que a cobertura de cada Unidade de Saúde é de aproximadamente 3.500 pessoas, o que poderá ocasionar um tempo de espera no atendimento.
As medidas de orientação e precaução voltam a ser explanadas , sendo esperado que todos colaborem para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou utilizar álcool em gel (70°);
• Usar máscara e praticar o distanciamento Social
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Evitar aglomerações ao máximo;
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
• Manter os ambientes bem ventilados;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.