Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove curso de Libras
Fonte: AssCom
Autor: AssCom
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Comodoro, através da Educação Especial, promove Curso de Libras com profissionais da educação. São os idealizadores e professores deste projeto o interprete de Libras Onésimo de Lima Pantoja, a Diretora Rosangela de Almeida dias Velho e a Coordenadora da Educação Urbana Carla Trevisan, As aulas acontecem todas as Quartas feiras, das 19h às 22h, com carga horária de 40 horas e previsão de término em dezembro. O curso possui 20 participantes e nesta quarta feira dia 25/06/20014, os alunos foram até um supermercado da cidade fazer aula de Campo, onde aprenderam os sinais de cada produto exposto nas prateleiras.
O grupo chamou atenção dos clientes do mercado, pois muitos munícipes desconheciam a demanda de alunos surdos que Comodoro Possui. Mas o que é Libras? Abreviação de Língua Brasileira de Sinais é uma língua derivada da língua de sinais autóctone (que é natural da região onde ocorre), ou seja, do Brasil. A linguagem por gestos não é igual em todo o mundo. Semelhante à língua oral que é composta por fonemas a Libras também possui níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Na língua de sinais também existem itens lexicais, os quais se chamam de sinais. O diferencial da língua de sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo (ou no espaço) onde esses sinais são realizados. Por exemplo, a mesma formação das mãos, porém em lugar diferente no espaço ou do corpo adquire outro sentido, em que não basta apenas saber os sinais, mas sim sua gramática, para que se possa combinar as frases e estabelecer a comunicação. Mais uma possibilidade de comunicação é através do implante coclear, que em alguns casos possibilita a restauração da função da audição total ou parcialmente. Esse dispositivo já existe há alguns anos e perto de 100 mil pessoas já estão usando