SEMDER E ÁGUAS DE COMODORO FAZEM PLANTIO DE ÁRVORES

05 de Junho, 2021
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, uma equipe da SEMDER (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) e representante da empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição da água em Comodoro, com auxílio de apenados, fizeram o plantio de 20 mudas de árvores na região de captação.

Fizeram parte da equipe responsável pela atividade, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente, engenheiro ambiental Carlos Gama, o técnico agrícola José Coutinho e o graduando em Fiscalização Ambiental, Mauri.

Segundo o secretário Igor Teodoro, esse ato simboliza também uma campanha da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), que tem por tema a frase "Humanizando a vida", uma homenagem às pessoas vítimas da COVID - 19, que visa realizar o plantio de uma árvore para cada vítima fatal da doença, nos municípios.

Em Comodoro, até a data de 03 de junho, foram 30 pessoas falecidas. Suas famílias serão contactadas para que seja feita a autorização.

Essa ação da equipe da administração municipal, também representa um novo olhar para a região da captação, que é bem próxima do centro da cidade, podendo ser instaladas aí pistas de caminhadas, realizados projetos para passeios turísticos e de educação ambiental, com a colocação de placas que identifiquem as árvores, entre outras.

Igor agradeceu à Águas de Comodoro e disse ainda, que o reflorestamento das nascentes que abastecem a cidade, através de parcerias entre a empresa e o poder público é fundamental, pois a água é um bem precioso.

O engenheiro Carlos Gama destacou que o Meio Ambiente é um todo, que começa dentro de cada um, pois se conseguir se sensibilizar, consegue também transmitir para o outro. Que o simbolismo do plantio de uma árvore inicia nesta administração e certamente deverá ser levado para outras que se seguirem, pois no local é captada a água, fundamental para a vida.

As questões ambientais começaram a ser discutidas há muito tempo, mas têm como destaque o ano de 1972, quando aconteceu um encontro em Estocolmo (Suécia).  Outro marco importante foi a ECO 92, realizada no Rio de Janeiro.

Atualmente a ONU estabeleceu o período de 2021 a 2030, como a Década de Recuperação dos Ecossistemas e a SEMA- MT também aderiu, bem como Comodoro, que possui uma Unidade Descentralizada do órgão ambiental.

Carlos destacou o trabalho conjunto, esperando consolidar ainda mais programas para Comodoro, pois o Restabelecimento de Ecossistemas é uma homenagem à vida.