TRÊS DIAS DE FESTAS MARCARAM AS COMEMORAÇÕES DO DIA DO ÍNDIO EM COMODORO
Fonte: AssCom
Autor: AssCom
Autor da Foto: AssCom
A comunidade indígena Nambikwara, do Cerrado e do Vale do Guaporé, em Comodoro comemoram o Dia do Índio com festa nas aldeias, a programação organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Turismo (SEMEC), teve início na terça-feira (16.04) sendo três dias de festividade.
Aos visitantes a comunidade indígena apresentou sua cultura por meio das vestimentas, danças, músicas, jogos, artesanato e cerimônia tradicional “Festa da Menina Moça”.
A primeira aldeia visitada pela comitiva da educação foi à Nova Geração, distante 66 km da área urbana de Comodoro, a comemoração reuniu as aldeias Jacaré, Nova Buriti Negarotê e Central Negarotê. Na quarta-feira (17.04) a comitiva visitou a aldeia Alantesu, na localidade reuniu as comunidades das aldeias Quatros Pontes e Quento. Já o último dia de festa foi na quinta-feira (18.04) na aldeia Barracão Queimado onde participaram as aldeias Davi, Branca, Cabeceira, Água Verde, Mutum, Verde, Primavera e Manduca.
Conhecedor da História indígena Negarotê, Zezinho Negarotê, é considerado um “Professor Tradicional”, utilizando a língua indígena Nambikwara/Negarotê e com o auxilio do intérprete e professor, Mauyrio Negarotê, contou aos visitantes um pouco da história do jogo conhecido por “Futebol de Cabeça”. “As nossas crianças aprendem hoje o futebol de cabeça, mas nossos antepassados jogavam apostando para ganhar mel, carne, enfeites, arco e flexa”.
Segundo a coordenadora de Educação Indígena na SEMEC e membro da aldeia Nova Geração, Wamen Negarotê, os antigos promoviam torneios de Futebol de Cabeça e a prática do esporte deu origem ao nome Nakado'tu, que para os demais povos se tornou Negarotê.
De acordo com a SEMEC o município é composto por cerca de 62% de terras protegidas em que habitam o povo Nambikwara, do Cerrado e do Vale do Guaporé, são cerca de 52 aldeias e a população indígena é estimada em 3 mil.
Representando o Prefeito Jeferson Ferreira Gomes, a secretária de Educação Cleide Ávila, participou juntamente com estudantes, coordenadores e servidores da educação dos três dias de festa destacando que entre indígenas e visitantes aproximadamente 700 pessoas fizeram parte da festividade. “Agradecemos a todas as comunidades que nos receberam com carinho e alegria, apresentando sua cultura. Agradecemos também aos estudantes, coordenadores e servidores da educação que nos acompanharam nas comemorações que teve por objetivo preservar, e valorizar o que é da nossa terra”, salientou a secretária.
Participaram também das comemorações a secretaria adjunta da SEMEC Maria Cristina Queiroz dos Santos, a vereadora Érica Negarotê, o coordenador de Educação no Campo SEMEC Gessimar Pereira, coordenador de Educação Indígena SEMEC Flavio da Silva, as coordenadoras da Educação Urbana Andrea Bordinhão e Ivanete Testa, a professora e coordenadora na Escola Municipal Prof. Helena Felix Matiuzzo Regina Catelane, e as servidoras da SEMEC Andreia Felisberta, Giseli Pompermayer e Ilda Morokoski.